Primeira consulta com o especialista é marcada pela identificação dos hábitos de vida, necessidades e condições de saúde do paciente
A nutrologia é uma especialidade médica que se dedica ao estudo da nutrição humana e comportamento alimentar, ajudando a prevenir e tratar doenças que estão diretamente relacionadas à dieta. Esse profissional pode atuar de diferentes maneiras, oferecendo orientação nutricional, indicando suplementação e prescrevendo dietas específicas para as necessidades de cada paciente.
Por terem nomes bastante semelhantes e estarem diretamente relacionadas à alimentação, a nutrologia ainda é muito confundida com a nutrição e sua atuação pode gerar muitas dúvidas entre os pacientes. Um dos questionamentos mais comuns diz respeito a como é conduzida a primeira consulta com o nutrólogo. Descubra a seguir como é feito esse atendimento!
Saiba quando procurar um nutrólogo e quem é esse profissional.
O que faz um nutrólogo?
O nutrólogo é um médico especializado em nutrologia e atua promovendo a saúde e bem-estar dos pacientes por meio de orientações sobre dieta equilibrada e adequada às suas necessidades e hábitos de vida, auxiliando no tratamento e prevenção de doenças. Para isso, esse profissional faz uma avaliação das condições nutricionais do paciente, identificando suas necessidades e sua dieta atual. Podem ser solicitados exames de sangue para auxiliar nesse processo.
Com base nas informações coletadas, o nutrólogo prescreve um plano terapêutico personalizado à demanda individual do paciente. Junto com as orientações terapêuticas, são dadas orientações relacionadas à alimentação.
Essas orientações tem foco na prevenção e tratamento de doenças relacionadas à alimentação, além de promover melhoria no desempenho de atletas e trazer qualidade de vida a pacientes saudáveis ou que possuam algum tipo de necessidade especial — como pacientes oncológicos, bariátricos ou com distúrbios alimentares.
Nutrólogo para emagrecer
A obesidade é uma das doenças que podem ser tratadas pelo nutrólogo, então esse profissional irá investigar os motivos relacionados ao aumento de peso, como hábitos de alimentação, de sono, estresse e outros fatores que influenciam no comportamento alimentar.
Desse modo, na consulta com o nutrólogo, ele pode solicitar exames e receitar medicamentos complementares para ajudar no processo de emagrecimento, além de elaborar um plano de reeducação alimentar para que o paciente tenha uma vida saudável em todos os sentidos.
Quando agendar uma consulta com o nutrólogo?
Existem diversas situações que podem justificar a realização de uma consulta com o nutrólogo, tais como:
- Dificuldade para emagrecer;
- Dificuldade para ganhar peso;
- Pouca massa muscular;
- Alterações digestivas (como intolerâncias alimentares, alergias ou síndrome do intestino irritável);
- Alterações hormonais que afetam o metabolismo e composicao corporal;
- Patologias na tireoide;
- Desanimo e fraqueza;
- Unhas e cabelos quebradiços;
- Suporte para doenças, atuando em conjunto com outras especialidades;
- Doenças crônicas relacionadas à alimentação (como diabetes ou hipertensão arterial);
- Necessidade de melhorar o desempenho
Como é a primeira consulta com o nutrólogo?
A primeira consulta com o nutrólogo normalmente se inicia com uma conversa sobre os hábitos alimentares, estilo de vida e objetivos do paciente em relação à sua saúde e alimentação. O especialista pode aproveitar a consulta para fazer uma avaliação física do paciente, além de solicitar exames laboratoriais para avaliar as condições de saúde do indivíduo.
Com base nas informações coletadas na consulta com o nutrólogo, o especialista elabora um plano alimentar personalizado e que atenda às necessidades do paciente, que pode envolver não apenas uma dieta específica, mas suplementação alimentar e até mesmo uso de medicamentos.
Exames mais pedidos
O nutrólogo então poderá solicitar exames laboratoriais específicos, como:
- Dosagem direta ou indireta das vitaminas C, E, K, A, B, D;
- Dosagem direta ou indireta dos minerais zinco, cobre, manganês, selênio, ferritina e osteocalcina;
- Exame coprológico funcional;
- Teste de tolerância à lactose;
- Análises de função hematopoiética, tireoideana, renal, hepática, eletrólitos, ácido úrico, metabolismo da glicose, perfil lipídico e parâmetros inflamatórios, imunológicos, hormonais e enzimáticos.
Esses exames possibilitam que o nutrólogo faça um plano de reposição dos nutrientes deficientes, seja pela alimentação ou suplementação de vitaminas ou minerais, além de poder indicar reposição ou modulação hormonal, se necessário.
Como se preparar para uma consulta com o nutrólogo?
Alguns pontos para saber que podem ajudar na consulta com o nutrólogo são:
- Leve seus exames mais recentes, pois isso pode contribuir para uma melhor investigação diagnóstica;
- Saiba os medicamentos que você toma diariamente, se preciso anote os nomes;
- Seja honesto e confie no profissional.
Depois da primeira consulta com o nutrólogo: acompanhamento e tratamento
Após a primeira consulta com o nutrólogo, o paciente provavelmente terá exames laboratoriais a fazer, além de uma recomendação alimentar inicial. Normalmente, são recomendadas pequenas mudanças alimentares para serem colocadas em prática antes da consulta de retorno, mas é necessário ter um diagnóstico detalhado antes de iniciar o tratamento sugerido.
No retorno da consulta com o nutrólogo, o especialista fará uma avaliação de novos sintomas e dos resultados laboratoriais. A partir de então, será possível prescrever medicamentos (caso necessário), indicar suplementos e apontar uma dieta mais personalizada ao caso. Dependendo do quadro apresentado, pode ser necessário que o paciente procure outro profissional para complementar seu tratamento.
Para saber mais, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Polliane Lemos..
Tratamentos oferecidos pelo nutrólogo
Entre os principais tratamentos oferecidos pelo nutrólogo, é possível destacar o aconselhamento nutricional para atletas ou pessoas com necessidades nutricionais específicas, bem como tratamento para obesidade, recomendação de suplementação nutricional, tratamento e teste para intolerâncias alimentares e promoção da saúde geral por meio do desenvolvimento de um plano alimentar personalizado.
Doenças crônicas como diabetes, hipertensão e aterosclerose também podem ser controladas com auxílio de um nutrólogo, assim como alterações metabólicas e alergias. Casos de transtorno alimentar também podem necessitar de uma consulta com o nutrólogo.
Como marcar consulta com nutrólogo pela internet?
Para marcar uma consulta com um nutrólogo, você deve primeiro procurar as referências desse médico e quais doenças ele realiza o atendimento.
A Dra. Polliane Lemos é nutróloga graduada pela UNIFESO, com várias pós-graduações concluídas em qualidade de vida, melhora da saúde e composição corporal. A especialista realiza tratamentos para emagrecimento saudável, medicina integrada e terapia de reposição hormonal.
Fonte:
ABRAN- Associação Brasileira de Nutrologia;