Exame é fundamental para avaliação da composição corporal, podendo ser útil em tratamentos de emagrecimento
Para que os tratamentos de emagrecimento sejam bem-sucedidos, é importante que os médicos realizem alguns exames considerados fundamentais para analisar a quantidade de gordura presente no organismo do paciente. Um dos mais importantes é o de bioimpedância, sobre o qual falaremos melhor neste conteúdo.
Quero realizar um exame de bioimpedânica!
O que é bioimpedância?
A bioimpedância é uma técnica utilizada para avaliação da composição corporal de uma pessoa, incluindo a quantidade de massa gorda, massa magra e água presentes no corpo.
Os resultados da bioimpedância podem ser utilizados para avaliar a saúde e o bem-estar de um paciente, ajudando a monitorar o progresso de uma dieta ou de um programa de exercícios físicos, identificando possíveis riscos de saúde associados ao excesso de gordura corporal. Além disso, pode ser uma ferramenta útil para médicos, nutricionistas e educadores físicos no planejamento de um programa de treinamento físico personalizado ou de uma dieta adequada.
Exame de bioimpedância: como é realizado?
O exame, simples e indolor, é realizado com a ajuda de um aparelho de bioimpedância, que é capaz de enviar uma corrente elétrica muito sutil pelo corpo, medindo a resistência que o organismo oferece à passagem desta corrente.
A resistência está relacionada à quantidade de água presente no corpo, que por sua vez tem relação direta com a quantidade de massa magra e gordura corporal. É recomendado que o paciente esteja em jejum de pelo menos 4 horas e não tenha praticado exercícios físicos nas últimas 12 horas.
O aparelho é ligado ao computador, e o paciente é colocado em uma posição deitada ou em pé sobre duas placas metálicas, que servem como eletrodos.
Com base na resistência elétrica medida, o aparelho calcula a composição corporal, determinando a quantidade de massa magra (como músculos e ossos), gordura e água presente no organismo. Alguns aparelhos mais avançados também podem medir a massa visceral (gordura abdominal), o índice de massa corporal (IMC) e o metabolismo basal.
QUEREMOS QUE SE SINTA BEM!
Atendimento 100% personalizado
Preparação para o exame de bioimpedância
Para que os resultados do exame de bioimpedância sejam mais precisos, é importante que o paciente siga algumas orientações básicas, listadas abaixo:
- Estar em jejum por pelo menos 4 horas antes do exame;
- Ir ao banheiro;
- Não usar metais;
- Não praticar exercícios físicos intensos nas 12 horas que antecedem o teste;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores à bioimpedância;
- Não estar com febre ou infecção no dia do exame;
- Não ter consumido diuréticos ou medicamentos que alterem a hidratação corporal nas últimas 24 horas.
Qual a importância de realizar esse exame?
Trata-se de um exame importante para fornecer informações detalhadas sobre a composição corporal do corpo, incluindo a quantidade de gordura, massa magra e água presente no organismo.
Essas informações são úteis para avaliar a saúde do paciente, monitorar o progresso de um programa de treinamento físico ou nutricional, identificar riscos de doenças relacionadas à obesidade e auxiliar na prescrição de tratamentos adequados.
Por exemplo, o exame de bioimpedância pode ajudar a identificar a quantidade de gordura visceral, que é aquela que se acumula ao redor dos órgãos internos e está associada a um maior risco de doenças cardíacas, diabetes e outras condições de saúde.
Além disso, o exame também pode ser usado para avaliar a hidratação do corpo e o metabolismo basal, que é a quantidade de calorias que são queimadas em repouso. Essas informações podem ser úteis para a prescrição de dietas personalizadas e programas de treinamento para atletas, por exemplo.
Quero realizar um exame de bioimpedânica!
Quem não pode realizar o exame?
Considerado um procedimento não invasivo e seguro, o exame de bioimpedância pode ser realizado por pessoas de todas as idades, desde que estas não apresentem nenhuma contraindicação. Entretanto, existem algumas situações em que o teste deve ser feito com certa cautela.
Uma delas é a de gestantes. Embora não existam evidências científicas de que o exame seja prejudicial para a grávida ou para o bebê, ele deve ser evitado durante a gestação, sobretudo no primeiro trimestre.
Os portadores de marca-passo também devem adotar cautela na realização do exame, pois é utilizada uma passagem de corrente elétrica pelo corpo que pode interferir no funcionamento deste dispositivo.
Além disso, também devemos destacar aqueles pacientes que apresentem implantes metálicos no corpo, que podem interferir na passagem da corrente elétrica e afetar a precisão dos resultados. Em situações como essas, é muito importante informar ao médico sobre a presença de qualquer componente de metal.
Por fim, pessoas que sofrem com insuficiência renal também devem ligar o sinal de alerta, uma vez que o exame de bioimpedância envolve a análise da quantidade de água presente no corpo, o que pode ser afetado nestes quadros clínicos.
Pacientes amputados necessitam de um aparelho especial, porque os convencionais estão programados para avaliar a corrente elétrica pelos membros inferiores e superiores, que devem manter contato com os eletrodos.
Quero realizar um exame de bioimpedânica!
Bioimpedância para prevenção e controle da obesidade
A bioimpedância é uma ferramenta útil para prevenção e controle da obesidade, pois, conforme já destacado, ela permite avaliar a composição corporal total do indivíduo. Com base nessas informações, é possível que o médico identifique o risco de desenvolvimento de doenças relacionadas à obesidade e faça a prescrição de tratamentos adequados para a perda de peso.
Um dos principais benefícios da bioimpedância para prevenção e controle da obesidade é a capacidade de avaliar a quantidade de gordura visceral, avaliação que é considerada fundamental. Mesmo em indivíduos com um índice de massa corporal (IMC) considerado saudável, a presença de gordura visceral pode indicar um risco elevado de doenças.
Para entender mais sobre o exame de bioimpedância, envie agora mesmo uma mensagem para a Dra. Polliane Lemos e agende a sua consulta.
Fonte: