A nutrologia é uma área médica abrangente, que pode ajudar na prevenção de doenças e no emagrecimento saudável
A nutrologia é uma especialidade médica que se dedica ao estudo da nutrição humana e da alimentação adequada para a prevenção e tratamento de doenças. Essa área médica abrange diversas outras áreas, como a nutrição clínica, que envolve o diagnóstico e o tratamento de doenças relacionadas à alimentação, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e doenças do trato gastrointestinal.
O que faz o nutrólogo?
O nutrólogo é o médico especializado em nutrição, que tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar dos pacientes por meio de uma alimentação adequada e equilibrada. O especialista avalia a condição nutricional do paciente, sua dieta atual e necessidades nutricionais para, a partir disso, prescrever um plano alimentar personalizado para atender às suas demandas individuais.
O nutrólogo também pode ajudar a prevenir e tratar doenças relacionadas à alimentação, como obesidade, diabetes, patologias cardíacas, entre outras. Além disso, esse profissional pode aprimorar a performance atlética de indivíduos ou auxiliar pacientes que requerem cuidados especiais, como aqueles que possuem câncer ou distúrbios alimentares. Ademais, cabe ao nutrólogo prescrever suplementos nutricionais, quando necessário, e monitorar a resposta do paciente em relação ao plano alimentar, realizando ajustes quando preciso.
Importância de consultar-se com um nutrólogo
Consultar-se com um especialista em nutrologia é importante porque esse profissional tem uma formação específica em nutrição e saúde, podendo oferecer orientações individualizadas sobre a alimentação e suplementação adequadas para cada pessoa.
O nutrólogo é capaz de avaliar o estado nutricional do paciente, identificar possíveis deficiências ou excessos de nutrientes e elaborar um plano alimentar adequado para as suas necessidades. Além disso, esse profissional pode orientar sobre a escolha dos alimentos mais adequados, a preparação de refeições saudáveis e sobre como combinar os nutrientes de forma equilibrada.
Queremos que se sinta bem, com um atendimento 100% personalizado!
Tratamentos oferecidos pelo nutrólogo
Um dos principais tratamentos que pode ser oferecido por um especialista em nutrologia é a orientação nutricional, caso em que são oferecidas orientações sobre hábitos alimentares saudáveis, sobre a quantidade adequada de macro e micronutrientes necessários para o pleno funcionamento do organismo e até mesmo dicas sobre como preparar refeições adequadas para cada necessidade do paciente.
A suplementação nutricional também é um tratamento comumente oferecido por especialistas em nutrologia. Isso porque, em alguns casos, pode ser necessário o uso de suplementos por via oral ou injetáveis (que tem geralmente melhor absorção) para complementar a alimentação e prevenir ou tratar deficiências do organismo, como ferro, iodo ou vitaminas C e do complexo B.
O médico também desempenha papel fundamental no tratamento de doenças relacionadas à nutrição, tais como obesidade, diabetes, patologias cardiovasculares, dislipidemias, teste de intolerâncias alimentares, entre outras.
Por fim, o acompanhamento nutricional e a prescrição de dietas alimentares específicas também são atribuições do nutrólogo, que deve acompanhar e monitorar a evolução do paciente, ajustando o plano alimentar e as orientações de acordo com as especificidades de cada um.
A nutrologia ajuda a emagrecer?
Sim, a nutrologia pode ajudar a emagrecer, uma vez que tal especialidade médica se dedica ao estudo da nutrição e de suas relações com a saúde humana – incluindo aqui o combate à obesidade, que muitas vezes pode ser originária de uma rotina alimentar desequilibrada.
Para o emagrecimento, o nutrólogo pode prescrever medicações para emagrecer juntamente com uma dieta hipocalórica, com menos calorias do que o corpo gasta diariamente, levando a um balanço energético negativo e, consequentemente, à perda de peso. Além disso, o médico também pode suplementação de micronutrientes e minerais específicos que possam ajudar no emagrecimento, como vitaminas, fitoterápicos e minerais. Esses fármacos podem ser administrados por via oral ou injetável dependendo do caso.
Lembre-se de que a perda de peso pode ocorrer com a ajuda de um nutrólogo, que poderá recomendar um conjunto de medicações e hábitos de vida, mas é importante continuar com o tratamento para a fase de manutenção para seu novo peso, que também deve incluir bons hábitos e pode envolver medicações e suplementação.
Nesse processo de emagrecimento com um nutrólogo, podemos destacar a preferência por alguns alimentos mais saudáveis e leves, ignorando opções processadas, gordurosas e ricas em açúcar. Alguns alimentos considerados aliados do emagrecimento saudável são:
- Cereais integrais, como arroz e macarrão de preferência sem glúten;
- Carnes magras, como lagarto, coxão mole, patinho e maminha;
- Frutas;
- Verduras e legumes;
- Sementes;
- Água em abundância.
Como o acompanhamento com um nutrólogo previne doenças?
O acompanhamento com um especialista em nutrologia tem papel primordial na prevenção de diversas doenças, uma vez que muitas enfermidades estão diretamente relacionadas com a nossa rotina alimentar.
A identificação de deficiências nutricionais é o primeiro passo para identificar algumas doenças, como a anemia – que se caracteriza, sobretudo, pela ausência da quantidade adequada de ferro no organismo. Realizar acompanhamentos nutricionais periódicos é importante para evitar esse tipo de problema.
Já o raquitismo pode ser provocado por ausência de vitamina D, fazendo com que os ossos se tornem fracos e deformados. Também podemos falar sobre o escorbuto, uma doença que afeta a pele, as gengivas e o sistema imunológico e é provocada por baixa presença de vitamina C no organismo.
A prevenção de doenças crônicas não transmissíveis também faz parte da rotina de um nutrólogo. Aqui, o médico pode prescrever uma dieta adequada para prevenir patologias como diabetes, problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Além disso, o especialista em nutrologia pode orientar o paciente sobre a importância do controle de peso, do consumo de alimentos ricos em antioxidantes e do controle de fatores de risco, como a hipertensão e o colesterol elevado.
Para saber mais sobre esse e outros assuntos, entre em contato agora mesmo com a Dra. Polliane Lemos e marque a sua consulta.
Fonte:
ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia