Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são os graus de obesidade?

Quais são os graus de obesidade?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Além do sobrepeso, existem três graus de obesidade que apresentam riscos à saúde

A obesidade é um problema crescente de saúde pública no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais da metade da população adulta brasileira está acima do peso e cerca de 20% é considerada obesa.

A obesidade aumenta o risco de várias doenças, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC) e alguns tipos de câncer. É preciso, portanto, conhecer os distintos graus de obesidade para buscar o tratamento adequado.

Quero tratar o sobrepeso ou a obesidade!

Principais causas da obesidade

Existem diferentes graus de obesidade que podem ter várias causas, dentre elas:

  • Dieta rica em calorias, açúcares e gorduras;
  • Estilo de vida sedentário e falta de atividade física;
  • Fatores genéticos;
  • Condições médicas, como hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos e apneia do sono;
  • Ingestão de antidepressivos, antipsicóticos, anticonvulsivantes e corticosteroides;
  • Problemas psicológicos, como estresse, ansiedade e depressão.

Quais são os graus de obesidade?

Conforme já destacado anteriormente, existem alguns graus de obesidade distintos, cada qual com suas particularidades. No entanto, apesar de apontarem diferentes quadros de adiposidade, e necessitarem de maior ou menor intensidade das intervenções médicas, todos requerem tratamento especializado.

A obesidade é classificada em diferentes graus, de acordo com o índice de massa corporal (IMC), que é calculado dividindo o peso (em quilogramas) pela altura ao quadrado (em metros). Um IMC de 25 a 29,9 é considerado sobrepeso, enquanto um IMC de 30 a 34,9 é classificado como obesidade grau 1. Já um IMC de 35 a 39,9 é considerado obesidade grau 2 e um IMC acima de 40 é classificado como obesidade grau 3, também conhecida como obesidade mórbida.

Quero tratar o sobrepeso ou a obesidade!

Sobrepeso

O sobrepeso é um grau de excesso de peso que pode aumentar o risco de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas. Embora não seja considerado obesidade, o sobrepeso tem impactos negativos na saúde e na qualidade de vida, por isso é importante adotar hábitos saudáveis para redução de peso para níveis considerados adequados.

Obesidade grau 1

A obesidade grau 1 é o nível inicial de obesidade, em que o excesso de peso pode começar a causar impactos negativos na saúde, como aumento do risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. A adoção de hábitos saudáveis, como dieta equilibrada e exercícios físicos regulares, auxilia no controle de peso e na redução dos riscos de complicações.

Obesidade grau 2

Dentro do leque de graus de obesidade, a obesidade grau 2 é considerada mais crítica. Nela, os riscos para a saúde se agravam e incluem doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, apneia do sono e outros problemas de saúde. O tratamento envolve mudanças radicais no estilo de vida, com atividade física mais intensa e reeducação alimentar restritiva. Em alguns casos, medicação ou até mesmo cirurgia bariátrica.

Obesidade grau 3

A obesidade grau 3, ou obesidade mórbida, é o nível mais alto de obesidade, em que o excesso de peso pode levar a problemas graves de saúde e redução da expectativa de vida. O tratamento implica, na maior parte das vezes, cirurgia bariátrica, acompanhada de mudanças radicais no estilo de vida do paciente.

Quais são os riscos da obesidade?

Pessoas com diferentes graus de obesidade têm maior risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes tipo 2, patologias cardíacas, hipertensão arterial, derrame cerebral e câncer. Além disso, a obesidade também afeta a qualidade de vida, causando problemas nas articulações, dificuldade para se mover, falta de ar e problemas de sono.

Além dos riscos já mencionados, a obesidade também afeta a saúde mental das pessoas. Estudos sugerem que pacientes que se enquadram nos maiores graus de obesidade têm maior probabilidade de desenvolver problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e distúrbios alimentares.

Quero tratar o sobrepeso ou a obesidade!

Tratamentos da obesidade

Existem diferentes tratamentos para os graus de obesidade, que variam desde mudanças no estilo de vida até procedimentos médicos mais invasivos. As mudanças no estilo de vida incluem uma dieta equilibrada e saudável, a prática regular de atividades físicas e a adoção de hábitos saudáveis, como dormir bem e evitar o consumo de álcool e tabaco.A

Além disso, o aconselhamento nutricional e o suporte psicológico são essenciais no processo de perda de peso. Para casos mais graves dos graus de obesidade, a cirurgia bariátrica é uma opção, especialmente para pessoas com um índice de massa corporal (IMC) muito alto e com outras condições de saúde associadas à obesidade.

Entre em contato com a Dra. Polliane Lemos.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Medicina da Obesidade

Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica