Saiba mais sobre como um nutrólogo pode te ajudar no tratamento de perda de peso
O que é nutrologia?
A nutrologia é uma especialidade médica que se dedica ao estudo dos nutrientes e seu impacto no organismo humano, buscando a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas à alimentação e nutrição.
De tal forma, é possível recorrer à nutrologia para emagrecer através de modificações alimentares e suplementação vitamínica, mas também para tratar uma série de doenças, como transtornos alimentares, patologias crônicas e outros problemas, como intolerância à lactose e doença celíaca.
Como é possível usar a nutrologia para emagrecer?
Muitos pacientes buscam a ajuda da nutrologia para emagrecer, uma vez que a obesidade tem se destacado como um dos principais problemas crônicos da atualidade, sendo associada a diversas patologias perigosas, como diabetes, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares e respiratórios, além de transtornos emocionais.
É possível controlar o peso corporal com diversas orientações de um nutrólogo. Vamos conhecer melhor cada uma delas abaixo.
Planejamento de dieta personalizada
O planejamento de uma dieta personalizada é uma das principais ferramentas da nutrologia para emagrecer. O médico realiza uma avaliação clínica e nutricional do paciente, considerando fatores como:
- Idade;
- Sexo;
- Peso;
- Altura;
- Estilo de vida;
- Hábitos alimentares;
- Histórico familiar;
- Condições de saúde pré-existentes.
Com base nessas informações, o nutrólogo pode elaborar um plano alimentar individualizado, que atenda às necessidades nutricionais e energéticas do paciente e o ajude a alcançar seus objetivos de perda de peso de forma saudável e segura.
Análise da composição corporal
A análise da composição corporal é uma avaliação realizada pelo médico especializado em nutrologia para verificar a proporção de massa magra e gordura no corpo do paciente. A partir desses dados, é possível traçar estratégias nutricionais e de exercícios físicos para alcançar os objetivos de perda de peso e/ou ganho de massa muscular de forma individualizada e saudável.
Diferentes metodologias podem ser utilizadas para realizar essa análise, incluindo a bioimpedância elétrica, a pesagem hidrostática e a absorciometria por dupla emissão de raios X (DEXA).
Exercícios físicos para emagrecer
Os exercícios físicos são uma importante ferramenta para auxiliar no emagrecimento, pois ajudam a aumentar o gasto calórico e a melhorar o condicionamento físico do paciente. O nutrólogo pode indicar exercícios físicos específicos, de acordo com as necessidades e objetivos de cada paciente.
Se possível, a melhor recomendação é que a atividade física seja supervisionada por um educador físico, principalmente se ela for realizada em um espaço comercial, como uma academia de musculação. Mas existem ainda outras atividades, sobretudo as aeróbicas, como caminhada e ciclismo, que podem ser feitas sem acompanhamento e desempenham ótimo papel no emagrecimento.
Suplementos nutricionais
Um especialista em nutrologia, para emagrecer, também pode recomendar ao paciente o uso de suplementos nutricionais, que são produtos ricos em nutrientes em quantidades específicas, como vitaminas, minerais, aminoácidos, proteínas, carboidratos, entre outros.
Eles podem ser indicados pelo nutrólogo para complementar a dieta e suprir possíveis deficiências nutricionais, bem como para auxiliar no emagrecimento, quando necessário. Alguns desses podem ser prescritos pelo especialista para auxiliar no controle da fome, aumentar o metabolismo, melhorar o desempenho físico e a recuperação muscular.
Monitoramento do progresso
O processo que envolve a nutrologia para emagrecer deve contar ainda com um monitoramento do progresso do paciente, com acompanhamento de medidas corporais e de consumo de calorias, além do registro alimentar e realização periódica de exames de laboratório. Só assim o médico poderá dar novos direcionamentos, conforme necessário.
Educação nutricional
A educação nutricional é uma das principais ferramentas para promover uma alimentação saudável e prevenir doenças relacionadas à nutrição, como obesidade, diabetes e hipertensão. Ela consiste em orientar os pacientes sobre os princípios básicos de uma alimentação equilibrada e como aplicá-los em suas rotinas diárias, com dicas de substituições saudáveis e limpeza de paladar, por exemplo.
Quando procurar um especialista em nutrologia?
Observar um peso acima do considerado ideal já pode ser o primeiro indício de que é necessário buscar ajuda especializada, uma vez que a obesidade pode desencadear problemas ainda mais sérios de saúde. Portanto, buscar a nutrologia para emagrecer de forma saudável é uma excelente alternativa.
Para entender mais sobre esse e outros assuntos, envie agora mesmo uma mensagem para a Dra. Polliane Lemos e agende a sua consulta.
Fonte:
Associação Brasileira de Nutrologia