Entenda sobre a diferença entre os dois especialistas da área nutricional
Em dúvida se você deve buscar ajuda de nutrólogo ou nutricionista? Saiba que este questionamento é mais comum do que se imagina. Quando decidimos cuidar da nossa própria saúde alimentar, é normal que queiramos buscar ajuda especializada. Mas, você sabia que nutrólogo ou nutricionista podem ter suas funções próprias no acompanhamento nutricional, podendo inclusive trabalhar de maneira complementar?
Qual o trabalho do nutrólogo?
O nutrólogo é o médico cuja área de especialização escolhida foi a nutrologia. Seu trabalho é o de ajudar os pacientes a alcançarem e manterem uma alimentação saudável, equilibrada e personalizada para as suas necessidades nutricionais e condições de saúde.
Esse profissional, especializado em nutrição clínica, estuda as relações entre os nutrientes e as funções do corpo humano, com o objetivo de prevenir e tratar doenças através da alimentação.
Dentre as muitas atribuições pertinentes a um médico nutrólogo, podemos citar a avaliação do estado nutricional do paciente por meio de exames clínicos e laboratoriais, como avaliação antropométrica (peso, altura e circunferência abdominal), análise de bioimpedância elétrica e dosagem de vitaminas e minerais no sangue.
O especialista também pode identificar possíveis deficiências nutricionais e/ou excessos de nutrientes no organismo do paciente, prescrever dietas adequadas ao estado nutricional do indivíduo, considerando fatores como idade, sexo, atividade física e saúde geral, e indicar suplementos alimentares, quando necessário, para suprir deficiências nutricionais específicas.
O nutrólogo também deve acompanhar o paciente durante o tratamento, monitorando a evolução do estado nutricional e a adesão às orientações médicas.
Qual é o trabalho do nutricionista?
Diferente do nutrólogo, o nutricionista não é médico, mas sim um profissional graduado no curso de nutrição, que orienta e aconselha os seus pacientes sobre alimentação saudável e equilibrada, tendo como principal objetivo promover a saúde e o bem-estar geral, atuando de maneira preventiva para condições médicas associadas à má alimentação.
Entre as atividades desempenhadas pelo nutricionista, estão a avaliação do estado nutricional do paciente, o planejamento de dietas e cardápios individualizados, a prescrição de suplementos alimentares, o acompanhamento de pessoas com doenças crônicas e a promoção da educação alimentar.
Diferenças entre nutrólogo e nutricionista
Conforme já descrito anteriormente, a principal diferença entre nutrólogo e nutricionista é a formação acadêmica. Enquanto o primeiro é, necessariamente, um médico, o segundo possui bacharelado em outro curso – o de nutrição. Assim sendo, o nutrólogo possui habilitação para analisar as condições de saúde gerais do paciente, fazendo ligações entre seus sintomas com problemas nutricionais ou outras doenças.
Cabe ao nutrólogo ainda realizar exames médicos e prescrever medicamentos, quando julgar necessário. Já os nutricionistas são profissionais que estudam e orientam sobre alimentação saudável e equilibrada, levando em consideração fatores como idade, gênero e saúde clínica do indivíduo. Eles podem atuar em diversas áreas, como:
- Nutrição clínica;
- Nutrição esportiva;
- Nutrição infantil;
- Marketing nutricional;
- Indústria alimentícia;
- Nutrição aliada à estética.
Assim sendo, podemos dizer que a função do nutricionista é prevenir doenças por meio da alimentação adequada.
A semelhança entre nutrólogo e nutricionista é o fato de ambos poderem realizar acompanhamentos nutricionais e a prescrição de suplementos vitamínicos, quando julgarem necessário.
Em resumo, enquanto o nutricionista trabalha com a prevenção e tratamento de doenças por meio da alimentação, o nutrólogo é um médico que tem a alimentação e hábitos de vida como foco de sua especialização, podendo tratar de patologias mais específicas.
Nutrólogo ou nutricionista: qual profissional buscar?
A escolha entre um nutrólogo ou nutricionista dependerá da necessidade e objetivo de cada indivíduo. Ambos os profissionais têm formação e competências distintas, mas podem atuar em conjunto para um tratamento mais completo e eficiente.
O nutricionista pode trabalhar na orientação alimentar, prescrição de dietas e acompanhamento do paciente, enquanto o nutrólogo pode realizar uma avaliação mais completa do estado nutricional, avaliar possíveis deficiências nutricionais e/ou excessos de nutrientes.
Agora que você já sabe a diferença entre nutrólogo e nutricionista, agende a sua consulta com a Dra. Polliane Lemos.
Fontes:
Associação Brasileira de Nutrologia