Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quais os riscos da cirurgia bariátrica?

Quais os riscos da cirurgia bariátrica?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça os principais riscos associados a esse procedimento cirúrgico de redução do estômago

A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para tratar casos de obesidade grave – também chamada de obesidade mórbida. A técnica cirúrgica de redução do estômago altera a forma original do órgão e reduz sua capacidade de armazenar alimentos, dificultando a absorção de um número exagerado de calorias – e, consequentemente, promovendo um emagrecimento gradual a longo prazo.

No entanto, é preciso que a técnica seja acompanhada de uma alteração irreversível no estilo de vida para ser bem-sucedida. Um dos riscos da cirurgia bariátrica é a possibilidade de o paciente recuperar o peso perdido caso não siga uma alimentação mais nutritiva e balanceada e a prática regular de atividades físicas.

Quero tratar a obesidade!

Indicações para a cirurgia bariátrica

É preciso conhecer as indicações para a realização da técnica, de modo a reduzir os riscos da cirurgia bariátrica realizada. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o procedimento cirúrgico é indicado para pacientes que apresentam valor de índice de massa corporal pré-determinados.

Pacientes com IMC acima de 40 kg/m², independentemente da presença de comorbidades, devem realizar o procedimento, enquanto aqueles que possuem entre 35 e 50 kg/m² – na presença obrigatória de comorbidade. Por fim, indivíduos entre 30 e 35 kg/m² podem também recorrer à cirurgia bariátrica caso tenham comorbidade com a classificação “grave” determinada por um médico.

Riscos durante a cirurgia bariátrica

Os riscos da cirurgia bariátrica existem. Trata-se de um procedimento complexo e, como toda técnica cirúrgica, pode gerar complicações. Algumas delas graves, se não forem tomados alguns cuidados. Alguns dos principais riscos da cirurgia bariátrica incluem:

  • Perfuração;
  • Sangramento interno;
  • Fístula;
  • Infecções;
  • Embolia pulmonar.

Quero tratar a obesidade!

Cirurgia bariátrica: riscos do pós-operatório

Os riscos da cirurgia bariátrica no pós-operatório podem incluir infecções, tanto na incisão cirúrgica como nos órgãos internos. Também pode ser recorrente a presença de sangramento na área operada, situação que requer cuidados médicos imediatos.

A obstrução intestinal é outro dos riscos da cirurgia bariátrica, uma vez que o trato gastrointestinal pode se tornar obstruído depois da realização do procedimento. Suas consequências podem ser náuseas, vômitos e dor abdominal intensa.

Uma vez concluída a cirurgia bariátrica, é de fundamental importância que os cuidados sejam redobrados e que todas as orientações médicas sejam seguidas à risca, uma vez que o corpo pode ficar desnutrido. Este episódio costuma ser recorrente, uma vez que a ingestão de alimentos diminui drasticamente em razão da diminuição do tamanho do estômago.

O paciente, a partir de então, passa a ingerir uma quantidade significativamente menor de alimentos e, por vezes, também vê declinar a qualidade de sua rotina alimentar – ao menos, inicialmente.

Outro dos riscos da cirurgia bariátrica pode ser uma redução na absorção de nutrientes, uma vez que o alimento fica ainda menos tempo em contato com o intestino, sobretudo nos procedimentos que agregam o desvio intestinal – tal como o bypass gástrico.

Os problemas alimentares podem levar à carência de macro ou de micronutrientes, como deficiência de vitaminas, proteínas e minerais. Assim sendo, os riscos da cirurgia bariátrica podem incluir ainda anemia, queda dos cabelos e problemas odontológicos.

Por fim, é extremamente necessário que o paciente adote uma alimentação equilibrada nesse período. Já o retorno de hábitos alimentares danosos, com o consumo desregrado de opções ultraprocessadas e gordurosas, pode voltar a provocar a obesidade.

Como minimizar os riscos da cirurgia bariátrica?

Em primeiro lugar, é essencial escolher um cirurgião bariátrico experiente e qualificado, que possua um histórico comprovado de sucesso neste tipo de procedimento. Além disso, deve-se seguir todas as instruções pré-operatórias.

Isso inclui realizar exames médicos necessários, adotar uma dieta específica antes da cirurgia para reduzir a quantidade de gordura no fígado, evitar o uso de tabaco e álcool e seguir rigorosamente as orientações médicas em relação ao jejum antes do procedimento.

No pós-operatório, é fundamental aderir às diretrizes nutricionais e de atividade física fornecidas pela equipe médica. Isso envolve seguir uma dieta adequada, com foco em alimentos nutritivos e porções controladas, além de tomar os suplementos vitamínicos prescritos regularmente.

Quero tratar a obesidade!

Qual é o papel da nutrologia na recuperação da bariátrica?

A nutrologia desempenha um papel fundamental na recuperação pós-operatória da cirurgia bariátrica. O nutrólogo deve avaliar as necessidades nutricionais específicas de cada paciente, levando em consideração fatores como o tipo de cirurgia bariátrica realizada, o estado nutricional prévio, a presença de comorbidades e quaisquer restrições ou recomendações médicas adicionais. Ele irá prescrever uma dieta personalizada, equilibrada e adaptada à nova anatomia gastrointestinal do paciente.

Para saber mais informações sobre o assunto, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Polliane Lemos.

Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica