Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são as causas da obesidade?

Quais são as causas da obesidade?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Obesidade é uma doença crônica e multifatorial, considerada um problema de saúde global

A obesidade é um grande fator de risco para uma série de condições graves, como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Um dado preocupante é que a obesidade é uma das doenças que mais cresce em todo o mundo e os números comprovam esse fato. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, até 2030, mais de 50% da população mundial será formada por pessoas obesas.

Sabendo disso, é primordial investigar sinais e sintomas de sobrepeso para evitar chegar até a fase de obesidade, quando o paciente já pode apresentar um quadro mais grave de saúde com doenças associadas. Para isso, conhecer as causas da obesidade é o primeiro passo para prevenir tal condição e ter uma vida mais saudável.

Preciso de uma nutróloga!

O que é a obesidade?

A obesidade é classificada como uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal e possui diferentes graus da obesidade. Uma pessoa é considerada obesa quando seu índice de massa corporal (IMC) é igual ou maior que 30 kg/m². Para descobrir seu IMC, basta dividir o peso pela altura elevada ao quadrado, então uma pessoa de 1,60 m e 90 Kg teria um IMC de 35,15 kg/m².

A classificação da obesidade pelo IMC é definida da seguinte maneira:

  • IMC entre 18,5 e 24,9 kg/m²: normal;
  • IMC entre 25,0 e 29,9 kg/m²: sobrepeso;
  • IMC entre 30,0 e 34,9 kg/m²: obesidade grau I;
  • IMC entre 35,0 e 39,9 kg/m²: obesidade grau II;
  • IMC maior do que 40,0 kg/m²: obesidade grau III.

Causas da obesidade

A obesidade e o consequente acúmulo de gordura ocorre por um desequilíbrio energético, quando uma pessoa consome mais colorias do que a quantidade gasta pelo seu organismo durante o dia a dia.

As causas da obesidade são diversas, por isso é considerada uma doença multifatorial. Uma dieta desequilibrada com excesso de alimentos ricos em açúcares refinados e gorduras saturadas e pobre em nutrientes pode levar ao ganho excessivo de peso.

Somado a isso, o sedentarismo faz com que o indivíduo queime menos calorias do que consome. Além do acúmulo de gordura, o sedentarismo leva a uma diminuição do metabolismo, o que contribui ainda mais para o ganho de peso.

Os fatores genéticos também são importantes causas da obesidade. Como dissemos, um metabolismo mais lento dificulta o emagrecimento e essa é uma característica que pode ser hereditária, assim como problemas de tireoide que provocam alterações de peso.

Preciso de uma nutróloga!

Fatores de risco da obesidade

Além das causas da obesidade já conhecidas, alguns fatores de risco importantes da obesidade que merecem ser mencionados são:

  • Estresse: pode desencadear compulsões alimentares e aumentar os níveis de cortisol, hormônio que regula o apetite;
  • Problemas psicológicos: depressão e ansiedade podem levar o paciente a comer quantidades exageradas;
  • Uso de certos medicamentos: alguns antidepressivos e corticoides podem aumentar o apetite;
  • Condições de saúde: hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos (SOP) e alterações no sono podem fazer a pessoa engordar.

Dicas para a prevenção da obesidade

Ao conhecer as causas da obesidade, já é possível ter uma boa noção do que fazer para evitar o acúmulo de gordura corporal. Adotar uma alimentação saudável e rica em nutrientes e fibras ao invés de produtos ultraprocessados que contêm muito açúcar, gordura, sódio e aditivos é um grande avanço para prevenir a obesidade.

Como o sedentarismo é uma das principais causas da obesidade, é importante também exercitar-se para queimar mais calorias e aumentar a massa muscular.

Outras dicas úteis de prevenção são:

  • Realizar acompanhamento médico constante para verificar o nível de gordura corporal e possíveis disfunções hormonais;
  • Reduzir o estresse;
  • Beber ao menos dois litros de água por dia;
  • Evitar o consumo de álcool e cigarro;
  • Ter boas noites de sono.

Preciso de uma nutróloga!

Como a nutróloga Dra. Polliane Lemos pode ajudar no tratamento da obesidade?

A nutrologia é uma especialidade médica que se dedica ao estudo da nutrição humana e da alimentação adequada para a prevenção e tratamento de doenças, entre elas a obesidade. Desse modo, o nutrólogo pode analisar o estado nutricional e as necessidades específicas do paciente para prescrever medicamentos e mudanças nos hábitos, com o intuito de auxiliar no processo de perda de peso.

Para saber mais sobre as causas da obesidade, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Polliane Lemos.

Fontes:

Organização Mundial da Saúde (OMS)

IBGE

Associação Brasileira de Nutrologia